quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Grandes vitórias.

- D. M. já deitada a estas horas?
- Levei uma tareia enfermeira (olhinhos que brilham)
- Que aconteceu? Treinou muito no ginásio foi?
Confessa-me entre sussurros e sorrisos.
- Hoje voltei a andar. A terapeuta C. foi ao meu lado e andei 90 metros com o andarilho.

Mesmo quando se tem quase 75 anos é bom ver a esperança a determinação e a vontade de recuperar. Melhor ainda é o dia em que encontro os meus doentes, tão dependentes no início do internamento, a caminharem, mesmo que com ajuda e passos pequenos. Vê-los treinar todos os dias, ver o esforço e empenho de toda uma equipa que trabalha junta para reabilitar.
Os dias das pequenas e grandes vitórias fazem com tudo valha a pena. Mesmo quando se vivem algumas frustrações.
Nesta noite a D. A. adormeceu mais feliz do que nunca e na manhã seguinte queria ser a primeira a voltar para o trabalho. Fico a vê-la ir, corredor fora, cabelinhos brancos, passo a passo.
E sinto muito orgulho.

2 comentários:

moonchild disse...

E eu tenho mt orgulho em ti :)

És a minha enfermeira preferida, a melhor de todas :)

Beiiiiiiijo

Anónimo disse...

Querida Di;

É lindo saber que pessoas já com uma proventa idade se esforçam para melhorar! É assim mesmo e tanto os terapeutas como as enfermeiras(os) podem ter um papel fundamental dando força, ânimo e entusiasmando por melhorias mesmo que pareçam pequenas: são essas que juntas farão as grandes!

O seu sorriso, o seu olhar doce e a sua mão protectora muito vão contribuir para resultados rápidos!

Lembrei-me logo quando eu, me pus de pé a 1ª vez pós-operatório e correndo o suor pela cara o enfermeiro me deu os parabéns e eu perguntei: quanto tempo aguentei? Um minuto! A alegria que ele me transmitiu naquele momento foi tal que passados uns dias já diziam entre eles e para os médicos: temos que fechar a porta dos cuidados intensivos pois quando cá chegarmos a BACOUCA fugiu!

A força e a importância de pessoas como a Di!!!
Por tudo isto e muito mais é que está sempre no meu coração!

 
Site Meter