segunda-feira, 31 de maio de 2010

Há muito tempo que não falo dos meus doentes. Há muito tempo que o meu emprego não me dá a mesma satisfação de antes. Não sei quando perdi a vontade mas sei que me dá muita tristeza. Sei o quanto me custa não dar o melhor de mim a quem precisava que eu fosse perfeita sempre e que merecia que eu fosse capaz todos os dias.
Talvez esta frustração que sinta seja peça fundamental no processo de mudança. Para que as coisas mudem amanhã, precisamos de as sentir incompletas nalgum dia.

Por isso é que hoje me soube a rajada de ar fresco.
O senhor A. 83 anos deu entrada no serviço enfiado de tão magrinho no branco da maca. Depois de uma manhã de trabalho terrível, daquelas que me deixam totalmente fracassada, fui cuidar dele. Recebi-o. Peguei-lhe na mão e apresentei-me. Dei-lhe banho com chuveiro, disse-lhe que não usaria mais fralda, vesti-lhe roupa lavada e posicionei-o na cama. Dei-lhe o almoço e no final lavei-lhe a boca. Aconcheguei-o e disse-lhe que agora ia dormir.
Ele pediu a minha mão com a sua, apertou-a como que se quisesse dar-me um sinal. Olhei-o nos olhos quando me falou pela primeira vez.
- “Tu és um anjo”
O que senti foi como se me devolvessem o ar. Como se me fosse dado de novo fôlego quando já não havia esperança de sobreviver à asfixia.
É muito bonita a gratidão.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Diz-se que quando uma porta se fecha se abre uma janela.
No inicio sente-se medo mas depois chega a esperança. Surge quando se compreende e aceita o que acontece, porque mesmo que não seja bom não deixa nunca de ser uma virada, uma nova luz e eu gosto de brilho.
Eu gosto de acordar feliz. Eu gosto de fazer os outros felizes. Eu gosto do mundo feliz. Eu gosto de acreditar que se uma andorinha canta na praia entre as dunas o está a fazer para mim. Eu gosto de sentir e acreditar que faço parte da vida, de tudo o que me rodeia de bom, de bonito de encorajador.
Vou abrir a janela e deixar o passarinho voar.
Hoje é o dia.
Voa.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Em Belém

Eu hei-de dar ao menino
Uma fítinha pró chapéu
E ele também me há-de dar
Um lugarzinho no céu

 
Site Meter