quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Respirar
Tens tempo. Tens tudo.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Ju
E não tenhas medo que vai correr tudo bem, tu sente-lo em relação a mim e eu em relação a ti. É que tenho a certeza:)
Custa-me ver-te partir, mas sei que estarás lá a ver-me chegar.
Vooooa joaninha, voa voa!
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
A andorinha
domingo, 12 de setembro de 2010
R.
Tenho por ele uma admiração enorme. Não só pela forma como reagiu ao mal que lhe aconteceu, pela dedicação, pela tolerância à dor, pelo empenho, mas por continuar a querer viver.
Não há quase nada que ele possa fazer sozinho. Pode sorrir e pode comunicar. Falar só com muito esforço porque as sílabas ainda não tem o mesmo som de antes. Vê muito pouco e ouve muito pouco. Mas sorri sempre.
A noite passada tocou à campainha muitas vezes… não havia forma de ficar confortável. O corpo pesa-lhe e dói. Dói muito diz-me ele. Mas quando acendo a luz encontro um sorriso enorme, como se ele não fosse um homem, mas um anjo que lutou pela vida, mesmo que, para muitos de nós, a vida que lhe restou não pareça fazer qualquer sentido. Ele enche o meu coração. Sinto-me uma fada que pode dar-lhe alguma paz, carinho, coragem e força. Cuido dele com toda a dedicação porque o merece, e porque inevitavelmente ele cuida de mim também. Ele devolveu-me a esperança, como se a cada alívio e bem-estar que lhe proporciono me lembre que afinal, apesar de todas as desilusões, o meu caminho era mesmo este.
Quando apaguei a luz e fui ver o doente da cama ao lado comecei a ouvi-lo.
“Iiiiiiiiaana! Iiiiiaaaana!”
Voltei a trás liguei a luz e mais uma vez o sorriso…
“ooo biii gaaa dooooo”
terça-feira, 7 de setembro de 2010
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Hoje voltei a sair leve, a sentir-me bem no meu trabalho. Cuidei de pessoas realmente maravilhosas, que me enchem de orgulho e admiração.
E hoje chegou Setembro. Eu sempre gostei de Setembros.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Adoro os sonhos dos outros
Em cima do tejadilho do carro
:)
quarta-feira, 21 de julho de 2010
sábado, 17 de julho de 2010
sábado, 10 de julho de 2010
Fala alto, fica doente porque o obrigamos a tomar banho todos os dias, come em silêncio e quando termina exige retirar-se do refeitório.
Começa grande parte das sua raras conversas com “pá” e quando a mesma deixa de lhe interessar vira costas e solta uma expressão típica e antiga cujas palavras ainda não consegui decifrar.
Hoje pediu-me que o levasse pela mão porque tinha um favor especial que há uns dias estava para me dizer mas tinha adiado.
- Eu queria telefonar à minha mulher enfermeira, mas não sei se consigo, mexe-me com os nervos”
- Oh homem! Ligue-lhe! Fale com ela certamente que ela ficará contente!
Tentou convencer-me que não, mas teimosa nem o deixei argumentar, liguei e passei a chamada para o seu quarto.
Foi vê-lo sufocado em lágrimas, cara toda enrugadinha já roxo da falta de ar, sem conseguir que uma palavra lhe saísse da boca sequer. Com o auscultador longe do ouvido tamanhos eram os gritos da mulher por o ouvir. “Estás bem A.?”
segunda-feira, 5 de julho de 2010
sábado, 3 de julho de 2010
Foi a loucura, a completa loucura
Que ma ra vi lha!
Ainda houve proposta de aulas de canto. Mas meninos eu sou cota, velhinha e já não tenho a pedalada desta malta.
Rir:)
quinta-feira, 1 de julho de 2010
terça-feira, 29 de junho de 2010
Portugaaaaaal
:) vamos ganhar*
quarta-feira, 23 de junho de 2010
domingo, 20 de junho de 2010
P.
Ontem enquanto esperava que ela urinasse, para não a deixar sozinha, fiquei ao lado dela e cantei-lhe:
O manel diz que tem sapatinhos de veludo,
O manel diz que tem sapatinhos de veludo
É mentira do manel ele tem é o pé peludo
Ah ah ah, eh eh eh ele tem é o pé peludo
Ah ah ah, eh eh eh ele tem é o pé peludo.
Podia tê-la ofendido, podia não ter surtido qualquer efeito, podia até ter sido desastroso. Mas não. A D. P riu muito e cantou comigo.
Ah ah ah, eh eh eh ele tem é o pé peludo!
domingo, 13 de junho de 2010
Coisas de que gosto
segunda-feira, 7 de junho de 2010
oh, oh, oh
Hoje vou ter companhia para cantar desafinado e dançar a “single ladies”.
Oh, oh, oh, oh
quarta-feira, 2 de junho de 2010
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Talvez esta frustração que sinta seja peça fundamental no processo de mudança. Para que as coisas mudem amanhã, precisamos de as sentir incompletas nalgum dia.
Por isso é que hoje me soube a rajada de ar fresco.
O senhor A. 83 anos deu entrada no serviço enfiado de tão magrinho no branco da maca. Depois de uma manhã de trabalho terrível, daquelas que me deixam totalmente fracassada, fui cuidar dele. Recebi-o. Peguei-lhe na mão e apresentei-me. Dei-lhe banho com chuveiro, disse-lhe que não usaria mais fralda, vesti-lhe roupa lavada e posicionei-o na cama. Dei-lhe o almoço e no final lavei-lhe a boca. Aconcheguei-o e disse-lhe que agora ia dormir.
Ele pediu a minha mão com a sua, apertou-a como que se quisesse dar-me um sinal. Olhei-o nos olhos quando me falou pela primeira vez.
- “Tu és um anjo”
O que senti foi como se me devolvessem o ar. Como se me fosse dado de novo fôlego quando já não havia esperança de sobreviver à asfixia.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
No inicio sente-se medo mas depois chega a esperança. Surge quando se compreende e aceita o que acontece, porque mesmo que não seja bom não deixa nunca de ser uma virada, uma nova luz e eu gosto de brilho.
Eu gosto de acordar feliz. Eu gosto de fazer os outros felizes. Eu gosto do mundo feliz. Eu gosto de acreditar que se uma andorinha canta na praia entre as dunas o está a fazer para mim. Eu gosto de sentir e acreditar que faço parte da vida, de tudo o que me rodeia de bom, de bonito de encorajador.
Vou abrir a janela e deixar o passarinho voar.
Hoje é o dia.
Voa.
terça-feira, 11 de maio de 2010
sexta-feira, 30 de abril de 2010
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Despedida do Vítor
domingo, 25 de abril de 2010
sexta-feira, 23 de abril de 2010
terça-feira, 20 de abril de 2010
O primeiro mimo
domingo, 18 de abril de 2010
A fase limão
Então é assim:
Primeiro sou traída pelo meu coração, depois fico com faringite a ponto de não conseguir comer, depois tosse muita tosse de tuberculosa assustadora. Depois acordo todos os dias e pergunto, pelo sol. Onde anda? Chuva e céu preto, mais nada?
Ontem entro no quarto e tenho o espelho da parede partido no chão. Desfeito em mil pedaços por todo lado… sem lhes tocar resolvo apanhar uma piela com amigos. Acordo às 8h da manhã com muitas dores! Muitas muitas dores. Corro para o médico e oiço (com muito esforço porque ando surda) "Ouvido interno muito infectado e uma bolha no tímpano".
Vidinha querida isto é assim. Quando me começares a recompensar disto tudo, é bom, muito bom, que sejas generosa. Sabes bem que não mudo facilmente de ideias. E daqui para frente podes começar a mimar-me.
Mitra.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Despedida da A.
E abriu os braços, deitada na marquesa e ficamos abraçadas algum tempo. Depois de chorar disse-me “ és uma mulher feita, olha para ti”
:)
Dou cada vez mais valor aos doentes que gostam de mim e me tratam bem. Aos que valorizam o carinho e o respeito dos que cuidam deles. Quando assim é, não há só uma pessoa a ser ajudada criando-se uma troca de afectos que melhora a nossa vida. Tenho em alguns doentes fontes de amor e carinho e muito orgulho de os ter ajudado de alguma forma.
domingo, 4 de abril de 2010
E a minha mãe gargalhava descontraída e dizia-me... .
- Sossega e come. Deita-te e olha para o céu não olhes para o chão.... nem sequer precisas de descer já!
Eu podia chamar-me Alice.
segunda-feira, 22 de março de 2010
Feliz Primavera
Há uns tempos atrás a minha querida Nat pediu-me para escrever num papel o que queria fazer na minha vida dali a uns diferentes intervalos de tempo. O que queria ter e fazer no espaço de dois meses, de meio ano, um ou dez. Que coisas eram para mim essenciais possuir quando esse tempo chegasse.
Sei que sempre que idealizava o futuro havia duas coisas que eram muito claras. A minha profissão e o desejo de ser mãe. Sabia que dali a seis meses queria ter mais formação na minha área de eleição e sabia que, dali a no máximo cinco anos queria ser mãe. Do resto não me lembro ao certo, mas encontrei dois pontos essências para a minha felicidade.
Escrevi que dois anos era o prazo para mudar de emprego e começar a pensar em tirar a especialidade para ser parteira.
Estou a terminar o primeiro curso na área que mais gosto, uma coisa pequenina mas o primeiro passo foi dado. E nisto dois anos começam a chegar ao fim e com eles trazem muitas questões e desejos. E as voltas imprevisíveis que a vida dá são tantas vezes benéficas que não sei porque ainda tenho medo que aconteçam.
sexta-feira, 5 de março de 2010
sábado, 27 de fevereiro de 2010
“Sabe enfermeira este hospital já foi um sanatório e já foi um colégio. Um colégio de amores impossíveis. Não se atire de cabeça minha querida. Olhe para a direita e olhe para a esquerda e quando pensar, pense com o coração. Aqui no centro da sua mão eu vejo um futuro lindo”.
Medo.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
E o passarinho vai voar
Recorda-te algo esta frase?
Só a sei porque a li - de ti.
Se eu não a esqueci, não a esqueças tu.
Não esqueças o que trazes contigo.
As pessoas importantes nunca vão deixar de estar na tua vida.
Hoje, amanhã, quando fores ou quando voltares.
Quem é importante permanece.
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Domingos (parte II)
“Ás vezes olho para si e sinto um sufoco e tenho de ir embora… é a sua energia que rouba a minha!”
Depois disso contou-me a parte da sua vida. Entre amor e desamores e a tristeza que sentiu quando lhe partiram o santo de caco.
Trabalhar aos domingos até pode ser para mim. Mas uma vez por outra, sim?
Ainda vi duas gémeas iguaizinhas incapazes de se manterem quietas um segundo sequer. Pediram-me seringas e brincamos ao Carnaval. É claro que há trabalho… mas domingos são domingos em todo o lado.
Domingos
*dancei Michael Jackson
* Fui visitada por um príncipe das Astúrias
*Tenho uma auxiliar com orelhinhas e outro com peruca verde.
* Recebi beijos e abraços de um menino de 20 meses e juntos dançamos samba. E ele deu gargalhadas deliciosas como só as crianças sabem dar
E isto tudo sem sair do meu local de trabalho onde estarei durante 16h seguidinhas (oh GOD!).
Sabe bem trabalhar assim.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Enquanto orion brilha no céu
Na foto estás a oferecer-me um desenho, feito por ti, e consegui tê-lo na mão e olhar para ele novamente.
Depois deitei-me e fiquei a ouvir te tocar guitarra. Não falamos. Não ouvi a tua voz mas guardei a mensagem que a tua música trazia para mim.
É assim ainda hoje. Longe de te ouvir e já sem te ver há anos mas amigos como naquela altura. Há amizades assim, os sentimentos não têm que ser efémeros como por vezes nos querem obrigar a pensar. És tu prova disso mesmo.
Lembras-te?
Até mais não poder ser
Contente
A erva é mais verde do outro lado da montanha
No peito
Mais tarde
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
A.
E eu cantava…
Ana, Ana, Ana, Ana,
- Eu até te dava qualquer coisa por seres assim uma artista mas não tenho trocos. Mas se cuidares de mim bem todos os dias posso pedir ao Dr. que te mande para a América.
sábado, 2 de janeiro de 2010
Manocas
Por isso bem-vindo seja 2010.